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TEATRO COMUNITÁRIO ARGENTINO E POTENCIALIDADE POLÍTICA: O CASO DO TEATRO COMUNITARIO DE RIVADAVIA;
TEATRO COMUNITÁRIO ARGENTINO E POTENCIALIDADE POLÍTICA: O CASO DO TEATRO COMUNITARIO DE RIVADAVIA

dc.creatorFernandez, Clarisa
dc.date2017-06-30
dc.date.accessioned2024-08-16T15:22:48Z
dc.date.available2024-08-16T15:22:48Z
dc.identifierhttps://revistas.upb.edu.co/index.php/escritos/article/view/270
dc.identifier10.18566/escr.v25n54.a08
dc.identifier.urihttp://test.repositoriodigital.com:8080/handle/123456789/83991
dc.descriptionThe article analyzes the practices of Rivadavia Community Theatre (Buenos Aires Province, Argentina) in the light of the issue of their political potential. Bearing this in mind, this group is considered paradigmatic within both community theatre studies and Social Sciences, because the collective artistic experience of this theatre group was the trigger for the inception of Cooperativa La Comunitaria, which subsequently became an important political actor in the region. Through the analysis, it is possible to identify the features, weaknesses and potential of their political project, as well as the different circumstances that outline their historicity. The work is based on empirical research of this phenomenon using different qualitative instruments and methods of other disciplines such as Anthropology, Semiotics, and Philosophy of History. It is thought that the research is a significant contribution to Art and Cultural Studies due to its account of collective artistic processes that involve wider frames of action, thus proposing a reflection placed at the hybrid border of poetic production, political project and subjectivity building.en-US
dc.descriptionEl presente artículo analiza las prácticas del grupo de Teatro Comunitario de Rivadavia (Província de Buenos Aires, Argentina), a partir de la pregunta por su potencialidad política, considerándola un caso paradigmático -tanto dentro de los estudios de teatro comunitario como de las ciencias sociales- donde una experiencia artística colectiva -el grupo de teatro- fue el puntapié para el surgimiento de la Cooperativa La Comunitaria, la cual se convirtió en actor político de gran peso dentro de la región, A partir de este análisis, identificaremos las características de su proyecto político, sus potencialidades y debilidades, y las distintas coyunturas que componen su historicidad. Este trabajo está sustentado en el estudio empírico del fenómeno, para el cual se utilizaron instrumentos metodológicos de orden cualitativo que entraron en diálogo, al momento del análisis, con herramientas de otras disciplinas como la antropología, la semiótica o la filosofía de la historia. Se considera que esta investigación es un aporte para los estudios sociales del arte, en tanto da cuenta de procesos artísticos colectivos que involucran horizontes de acción más amplios, generando un ejercicio reflexivo en la frontera híbrida entre producción poética, proyecto político y constitución de subjetividades.es-ES
dc.descriptionO presente artigo analisa as práticas do grupo de Teatro Comunitario de Rivadavia (Província de Buenos Aires, Argentina), a partir da pergunta por sua potencialidade política, considerando-a um caso paradigmático -tanto nos estudos de teatro comunitário como das ciências sociais- onde uma experiência artística coletiva -o grupo de teatro- foi o estopim para a criação da Cooperativa La Comunitaria, que se tornou um ator político de grande peso na região. A partir dessa análise, identificaremos as características de seu projeto político, suas potencialidades e fraquezas, e as diferentes conjunturas que compõem sua historicidade. Este trabalho sustenta-se no estudo empírico do fenômeno, nele utilizaram-se instrumentos metodológicos de ordem qualitativa que entraram em diálogo, no momento da análise, com ferramentas de outras disciplinas como a antropologia, a semiótica ou a filosofia da história. Considera-se que esta pesquisa é um aporte para os estudos sociais da arte, pelo fato de dar conta de processos artísticos coletivos que envolvem horizontes de ação mais amplos, gerando um exercício reflexivo na fronteira híbrida entre produção poética, projeto político e constituição de subjetividades.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagespa
dc.publisherUniversidad Pontificia Bolivarianaes-ES
dc.relationhttps://revistas.upb.edu.co/index.php/escritos/article/view/270/159
dc.sourceEscritos; Vol. 25 No. 54 (2017): January - June; 165-196en-US
dc.sourceEscritos; Vol. 25 Núm. 54 (2017): Enero - junio; 165-196es-ES
dc.sourceEscritos; v. 25 n. 54 (2017): Janeiro - Junho; 165-196pt-BR
dc.source2390-0032
dc.source0120-1263
dc.subjectArgentinian Community Theatreen-US
dc.subjectRivadaviaen-US
dc.subjectPolitical Potentialen-US
dc.subjectSubjectivityen-US
dc.subjectHistoricityen-US
dc.subjectTeatro comunitario argentinoes-ES
dc.subjectRivadaviaes-ES
dc.subjectPotencialidad políticaes-ES
dc.subjectSubjetividades-ES
dc.subjectHistoricidades-ES
dc.subjectTeatro Comunitario Argentinopt-BR
dc.subjectRivadaviapt-BR
dc.subjectPotencialidade políticapt-BR
dc.subjectSubjetividadept-BR
dc.subjecthistoricidadept-BR
dc.titleARGENTINIAN COMMUNITY THEATRE AND POLITICAL POTENTIAL: THE CASE OF COMMUNITY THEATRE IN RIVADAVIAen-US
dc.titleTEATRO COMUNITÁRIO ARGENTINO E POTENCIALIDADE POLÍTICA: O CASO DO TEATRO COMUNITARIO DE RIVADAVIAes-ES
dc.titleTEATRO COMUNITÁRIO ARGENTINO E POTENCIALIDADE POLÍTICA: O CASO DO TEATRO COMUNITARIO DE RIVADAVIApt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion


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