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WHAT DOES IT MATTER? JEAN-LUC MARION'S AESTHETICS
¿QUÉ MÁS DA? - LA ESTÉTICA EN JEAN-LUC MARION;
O QUE MAIS TEM? - A ESTÉTICA EM JEAN-LUC MARION
dc.creator | Vinolo, Stéphane | |
dc.date | 2017-06-30 | |
dc.date.accessioned | 2024-08-16T15:22:48Z | |
dc.date.available | 2024-08-16T15:22:48Z | |
dc.identifier | https://revistas.upb.edu.co/index.php/escritos/article/view/271 | |
dc.identifier | 10.18566/escr.v25n54.a09 | |
dc.identifier.uri | http://test.repositoriodigital.com:8080/handle/123456789/83992 | |
dc.description | The article aims to present the distinction made by Jean-Luc Marion between common law and saturated phenomena, to introduce his paradigmatic view of art by presenting the idol as a saturated modality of phenomena, and to introduce the difference between constructed objects and constituted phenomena by a subject, which are determined as principle and basis. From this perspective, painting is considered as a phenomenic experience of anamorphosis in which the gaze of the spectator is submitted to the phenomenon, making possible the reception of what they want to see. The article also intends to reveal how within art, the process of visibility is presented as a construction of the phenomenon that takes place in what is invisible. Thus, it is shown how Jean-Luc Marion's thought concerning art enables to reach the core of his work, examining the ways in which the concepts of givenness and subject might be modified. | en-US |
dc.description | En este artículo se desea mostrar la distinción que Jean-Luc Marion realiza entre fenómenos de derecho común y fenómenos saturados, se refleja de manera paradigmática su concepción de arte al presentar el ídolo como una modalidad saturada de los fenómenos; a su vez se presenta la diferencia entre los objetos construidos o los fenómenos constituidos por un sujeto que son presentados como principio y fundamento. Desde aquí se considera la pintura como una experiencia fenoménica de anamorfosis, donde la mirada del espectador se somete al fenómeno, planteando la posibilidad de recibir aquello que se quiere ver. Además, busca mostrar cómo desde el arte, el proceso de la visibilidad es presentado como construcción del fenómeno que opera desde lo invisible. Se mostrará, entonces, cómo la reflexión artística de Jean-Luc Marion permite entrar en el corazón de su obra, observando cómo se puede modificar los conceptos de donación y de sujeto. | es-ES |
dc.description | Neste artigo deseja-se mostrar a diferenciação que faz Jean-Luc Marion entre fenômenos de direito comum e fenômenos saturados, reflete-se, de maneira paradigmática, sua concepção de arte ao apresentar o ídolo como uma modalidade saturada dos fenómenos. De sua vez, apresenta-se a diferença entre os objetos construídos ou os fenômenos constituídos por um sujeito, que são apresentados como princípio y fundamento. A partir dai, considera-se a pintura como uma experiência fenomênica de anamorfose, onde o olhar do espectador se submete ao fenómeno, propondo a possibilidade de receber aquilo que se quer ver. Além disso, busca mostrar como da arte, o processo de visibilidade é apresentado como uma construção do fenômeno operante desde o invisível. Mostrar-se-á, então, como a reflexão artística de Jean-Luc Marion permite entrar no coração de sua obra, vendo como se podem modificar os conceitos de doação e de sujeito. | pt-BR |
dc.format | application/pdf | |
dc.language | spa | |
dc.publisher | Universidad Pontificia Bolivariana | es-ES |
dc.relation | https://revistas.upb.edu.co/index.php/escritos/article/view/271/160 | |
dc.source | Escritos; Vol. 25 No. 54 (2017): January - June; 197-220 | en-US |
dc.source | Escritos; Vol. 25 Núm. 54 (2017): Enero - junio; 197-220 | es-ES |
dc.source | Escritos; v. 25 n. 54 (2017): Janeiro - Junho; 197-220 | pt-BR |
dc.source | 2390-0032 | |
dc.source | 0120-1263 | |
dc.subject | Jean-Luc Marion | en-US |
dc.subject | Aesthetics | en-US |
dc.subject | Givenness | en-US |
dc.subject | Idol | en-US |
dc.subject | Subject | en-US |
dc.subject | Jean- Luc Marion | es-ES |
dc.subject | Estética | es-ES |
dc.subject | Donación | es-ES |
dc.subject | Ídolo | es-ES |
dc.subject | Sujeto | es-ES |
dc.subject | Jean-Luc Marion | pt-BR |
dc.subject | Estética | pt-BR |
dc.subject | Doação | pt-BR |
dc.subject | ídolo | pt-BR |
dc.subject | Sujeito | pt-BR |
dc.title | WHAT DOES IT MATTER? JEAN-LUC MARION'S AESTHETICS | en-US |
dc.title | ¿QUÉ MÁS DA? - LA ESTÉTICA EN JEAN-LUC MARION | es-ES |
dc.title | O QUE MAIS TEM? - A ESTÉTICA EM JEAN-LUC MARION | pt-BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
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